quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Carvão: Fonte de Substâncias Aromáticas

     Os hidrocarbonetos aromáticos possuem um ou mais anéis benzênicos em sua molécula, anel benzênico é um ciclo plano com seis átomos de carbono com ligações ressonantes, isto é, ligações duplas e simples alternadas. Quando há a presença somente dele, constitui-se o benzeno, o mais importante dos aromáticos.
     O carvão é um composto que é matéria-prima muito importante na indústria petroquímica. Participa da fabricação de inúmeros produtos, como medicamentos, plásticos, detergentes, explosivos, tintas, borrachas, adesivos, loções, entre outros.
     Desta forma o hidrocarboneto aromáticos simples pode ser proveniente do carvão suas fontes de obtenção principais são a hulha (carvão mineral mais abundante que existe) e o petróleo.
Eles receberam o nome “aromático”, palavra derivada de “aroma”, em razão do seu cheiro característico.
     A hulha é um tipo de carvão mineral ou carvão natural que se forma a partir da fossilização da madeira soterrada. A madeira é formada basicamente por compostos formados por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. 
     A hulha geralmente é extraída e passa por um processo de destilação seca na ausência de ar, obtendo-se três frações de importantes usos comerciais, a mais importante para nós já que estamos analisando a fonte se substancias aromáticas a partir do carvão:
     Fração líquida que se divide em duas partes mais a Alcatrão de hulha parte escura e densa, é formada por compostos aromáticos tais como o benzeno, o fenol, o tolueno, anilina e o naftaleno.
Dando origem a produtos diversos por meio da destilação fracionada em cinco frações óleo leve, médio pesado e até piche. Sendo alguns deles usados na fabricação de tintas, medicamentos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário