quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Problema do Chorume

Causa: O chorume é o liquido escuro, viscoso, de odor forte característico, com alto potencial poluidor. A sua composição é difícil de determinar porque, por ser resultado da decomposição de matéria orgânica, depende de vários fatores como: tipo de solo e detritos, quantidade de umidade e oxigênio, forma como o aterro sanitário foi composto e distância de lençóis freáticos. Em geral estão presentes compostos orgânicos, como carbono e nitrogênio orgânicos, e inorgânicos, como mercúrio, cobre, chumbo, arsênio, cadmio, cobalto, cromo. 

capitação do chorume  

Consequência: Ao circular pelo solo ele carrega metais pesados, micro-organismo, nitratos, fosfatos e muitas outras substâncias, sendo altamente nocivo para o solo, lençol freáticos, consequentemente para rios e lagos e para o ar, pois a decomposição anaeróbica libera gases como metano, gás carbônico, mercaptanas, amônia, fenóis. Além disso ele pode causar doenças, atrair animais detritívoros e afetar a cadeia alimentar, causando males ao ambiente e a saúde dos animais, incluindo os seres humanos.

 
urubus em chorume em Tucuruí
Prevenção/ Solução: A prevenção é feita dentro de casa, evitando o desperdício de alimentos, separação de lixo reciclável e destinando as baterias, pilhas e óleo de cozinha para coletas especializadas. A construção do aterro pode ser pensada a fim de não contaminar águas subterrâneas e locais de grande povoação e com um manto de captação do chorume, sendo coletado e transportado para centros de tratamento, onde o chorume será tratado e seus gases usados para a produção de energia.


Funcionamento de aterro sanitário com captação de chorume

Nenhum comentário:

Postar um comentário